Governo do Estado do Rio Grande do Sul
SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO
Início do conteúdo

16 espetáculos gaúchos compõem a programação da segunda etapa da 29ª edição do Porto Alegre em Cena

Publicação:

Prestes a completar três décadas marcando presença na cena cultural gaúcha, foram divulgados os grupos selecionados para se apresentar nesta segunda etapa da 29ª edição do Porto Alegre em Cena, que ocorrerá dos dias 16 a 26 de março. Assim como na primeira fase, realizada em dezembro de 2022, a continuação do festival também ocupará diferentes espaços da capital.

Dentre os 137 projetos/espetáculos inscritos, foram selecionados 11 espetáculos de teatro/dança para o público adulto, e 5 de teatro para compor a programação do Em Ceninha - uma novidade do festival voltada ao público infanto-juvenil. Para a seleção dos mesmos, a organização do evento declarou que foram levados em conta critérios que ultrapassam o mérito do talento; como o comprometimento com questões afirmativas, a abordagem de temáticas que tratam dos povos originários e negritude, a presença feminina na cena, as linguagens inovadoras, a temática que dialoga com a recente realidade pandêmica - no contexto de um mundo polarizado politicamente, além da questão sobre a solidão em um mundo conectado até demais. 

Seguindo essa lógica, foram selecionadas as seguintes produções: 2068 (Máscara EnCena), Trago Sorte, Mentira & Morte (Grupo Cerco), Água Redonda e Comprida (Geórgia de Macedo), Andaime (Des) Construção do Amor (Geda Cia. de Dança Contemporânea), Dance a Letra Grupão Pocket Live Gestos Caetano (Macarenando Dance Concept), O Inverno do Nosso Descontentamento: Nosso Ricardo III (Cia. Teatro ao Quadrado), Sob o Véu de Isis (Teatro da Crueldade), Sopaporiki (Tarrafa), Espera (Cia. Incomode-te), Um Fascista no Divã (Reina Produções e GRUPOJOGO) e O Jantar com Sra. Beckett (Via Expressa Coletivo Teatral).

Já a programação para infância e juventude contará com Frankinh@ uma História em Pedacinhos (Projeto Gompa), Bichológico (Circo Teatro Girassol), Lampião e Maria Bonita (Mosaico Cultural), Histórias do Vovô Cascudo (Depósito de Teatro) e O Museu Desmiolado (Trupe Onde a Palavra se Diverte).

O festival poderá ser conferido em seis diferentes espaços, para além das apresentações que acontecem nas ruas da cidade, e são eles o Teatro Renascença, Teatro da PUCRS - Prédio 40 e Salão de Atos da PUCRS, Teatro CHC Santa Casa, Teatro Bruno Kiefer e Theatro São Pedro. Em breve deverão ser anunciadas duas produções nacionais, além de informações sobre ingressos.

Site FM Cultura