FM Cultura é um dos vencedores da edição de 2022 do Troféu Teixeirinha
Publicação:
Em cerimônia da edição de 2022 do Troféu Teixeirinha, a FM Cultura (107,7 MHz) teve o prazer de ser contemplada com o prêmio Vitor Mateus Teixeira, com destaque na categoria “Entidade ou Veículo de Comunicação que desenvolva trabalho relevante em prol da cultura gaúcha”. O evento foi organizado pela Assembleia Legislativa RS e a premiação ocorreu no Theatro São Pedro, importante patrimônio da cidade de Porto Alegre, com apresentação musical de Renato Borghetti e a Fábrica de Gaiteiros.
Quem subiu ao palco do teatro para receber a distinção em mãos foi Caio Klein, diretor do Departamento de Radiodifusão e Audiovisual, e a mesma foi entregue pelo superintendente de Comunicação e Cultura da Assembleia, Tiago Machado. O diretor ainda reforçou o compromisso da emissora com o público em agradecimento, destacando a missão da instituição, enquanto emissora pública, de levar cultura, entretenimento e uma programação de qualidade para o povo gaúcho.
Além da FM Cultura, também levaram o prêmio os seguintes nomes: César Oliveira e Rogério Melo, enquanto "Artista ou grupo na área de interpretação"; Rogério Melo com a composição Essência, na categoria "Composição musical"; Evair Gomez com a letra de Voltei, em "Letra de música"; o filme Legalidade, na categoria "Obra cinematográfica"; e Leonardo com a canção “Céu, sol, sul, terra e cor”, na categoria "Clássico do Rio Grande do Sul".
Já existente há 25 anos a fim de homenagear o músico, cantor, compositor e cineasta gaúcho Vitor Mateus Teixeira; e também reconhecer, valorizar e incentivar trabalhos e ações que divulguem a música e o artista, o Teixeirinha não foi o único prêmio entregue na noite da última quinta-feira. Além dele, a Assembleia Legislativa entregou o Troféu José Mendes, destinado ao trabalho de apresentadores de programas regionalistas de rádio ou televisão. Nesta edição o vencedor foi Neto Fagundes, do programa Galpão Crioulo, da RBS TV.